ACCS incentiva municípios da região a aderirem o Sisbi para facilitar a comercialização de produtos em todo o país

por: Aliança News

A Associação Catarinense de Criadores de Suínos promoveu na manhã de ontem (27/1), uma audiência entre lideranças da região, sobre o Suasa - Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

Este sistema existe desde 2005, e permite que as agroindústrias e frigoríficos possam ter o selo conhecido como Sisbi - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, ou seja, quem adere ao Sisbi é o município, com isso, todas as empresas que estiverem no local, podem comercializar os produtos para outras cidades e outros estados, sem precisar realizar o Serviço de Inspeção Estadual.

De acordo com o Fiscal Federal Agropecuário, Antonio França, por enquanto apenas uma cidade do Rio Grande do Sul possui o selo. Ele afirma que a ACCS está incentivando a implantação do selo na região, com isso todos os frigoríficos e agroindústrias poderão oferecer os produtos com qualidade para o mercado interno brasileiro.

Desde 2005, apenas o município de Lindóia do Sul encaminhou o pedido do selo Sisbi. Segundo França, o Ministério da Agricultura ainda não autorizou.