Arabutã discute futuro urbano e rural com novo Plano Diretor e inicia mapeamento por micro-áreas

por: Aliança News

O vice-prefeito de Arabutã, Ivan Kaiber, foi o entrevistado do programa Microfone Aberto da Massa FM nesta terça-feira (13), onde apresentou os principais avanços e projetos em andamento no município. Entre os temas centrais da conversa estiveram a elaboração do novo Plano Diretor e a implantação do sistema de mapeamento por micro-áreas, iniciativas consideradas estratégicas para o desenvolvimento futuro de Arabutã.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

Sobre o Plano Diretor, Kaiber explicou que o município está na fase de elaboração e destacou a importância da participação da população nas oficinas e audiências públicas que serão realizadas ainda neste mês e no início de fevereiro. Segundo ele, o documento vai definir diretrizes tanto para a área urbana quanto rural, tratando de temas como mobilidade urbana, modelo de construções, uso do solo e crescimento ordenado. 

As oficinas estão programadas para diferentes regiões do município, incluindo Canhada Grande, Nova Estrela e o centro da cidade, culminando na Conferência Municipal do Plano Diretor, marcada para o dia 4 de fevereiro. Todo o processo conta com o apoio técnico da empresa Fepese, de Florianópolis, responsável pela condução dos trabalhos.

Outro ponto abordado na entrevista foi o mapeamento das micro-áreas do município, sistema criado para organizar e tornar mais transparente a prestação de serviços com máquinas e equipamentos nas propriedades rurais.  Para receber os serviços, os produtores precisam realizar um credenciamento prévio na prefeitura, indicando a demanda dentro da propriedade. O prazo para inscrição segue até o dia 31 de janeiro.

Kaiber reforçou que a inscrição é obrigatória para que o produtor seja atendido e que o modelo seguirá de forma contínua ao longo do ano, contemplando todas as micro-áreas do município.