Aris fiscaliza serviços e busca informações sobre sistema de abastecimento de Concórdia
Na quinta e na sexta-feira, o coordenador de fiscalização da Aris, Willian Goetten, e a engenheira civil Marilu Matiello coletaram informações e dados para avaliar as ações implementadas para minimizar situações de desabastecimento e visitaram instalações da concessionária e locais com atividades operacionais.
A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:A visita começou na tarde de quinta-feira, quando o superintendente da Concórdia Saneamento, José Roberto Epstein, recebeu os representantes da Aris na loja de atendimento da companhia, na Travessa Lamonatto, 154. Epstein informou que a empresa não teve a oportunidade de fazer operação assistida, informou sobre o início das leituras domiciliares, o estado de conservação encontrada das estruturas do saneamento, a implementação do Centro de Controle Operacional (CCO), a realização de inventários técnico das operações e do setor eletromecânico. Epstein afirmou que a concessionária precisará adquirir 14 bombas reserva para estações. Também mencionou a necessidade de retrofit em quadros de comando.
Busca por vazamentos
Epstein destacou a busca ativa da empresa por vazamentos em redes e ramais, que drenam a água do sistema e dificultam o abastecimento especialmente em zonas mais elevadas e distantes. Até a tarde de quinta-feira (6), a Concórdia Saneamento tinha mapeados 266 vazamentos, de diferentes proporções. A concessionária tem reparado, em média, 15 vazamentos por dia. Nos próximos dois meses, a empresa pretende incrementar o trabalho com um plano de extinguir cerca de 600 vazamentos.
O atendimento aos clientes com cinco caminhões-pipa também foi explicado à Aris. Epstein informou que cerca de 15% dos consumidores em Concórdia têm enfrentado algum tipo de intermitência no fornecimento. A concessionária deve ampliar o quadro de profissionais na próxima semana. Epstein disse ainda que a concessionária recebeu o apoio de profissionais de outras unidades da GS Inima Brasil para o início das operações em Concórdia.
Esforços
O coordenador de fiscalização da Aris afirmou que a visita buscou entender a realidade local e registrar o esforço da concessionária e da prefeitura. Conforme a Aris, Concórdia tem um sistema de abastecimento fragilizado e que se destacava por não conformidades nos relatórios de fiscalização, o que mostra o desafio enfrentado pela concessionária atual. “São elogiáveis os esforços que estão sendo feitos”, disse. A Aris ainda abordou os atendimentos pelos canais de atendimento 0800 687 4747 e WhatsApp (11) 95020-6424.
Ainda na quinta-feira, os representantes da Aris visitaram uma obra de reparo de vazamento e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Floresta. O superintendente Epstein ainda conduziu os fiscais até o bairro dos Estados, para acompanhar a equipe que realiza busca ativa por vazamentos por meio de hastes e geofonia. Na manhã de sexta-feira, a Aris acompanhou a distribuição de água por caminhão-pipa e visitou obras de implantação de rede.
Durante os dois dias de trabalho, a fiscalização da agência foi acompanhada pelos gestores do contrato de concessão do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Concórdia, Alan Cassio Borsuk e Jeniffer Carolina Tasca Anzanello Magarinos, e pela analista jurídica da Concórdia Saneamento, Naraiane Dall'Oglio Ribeiro Piva.
ASCOM