Câmara e Prefeitura iniciam diálogo sobre novo modelo de transporte público em Concórdia
Foi realizada nesta quinta-feira (22) a primeira reunião conjunta entre a comissão da Prefeitura de Concórdia e a Comissão Especial de Transporte Público da Câmara de Vereadores. O encontro marcou o início oficial do diálogo entre os poderes para discutir o futuro do transporte público municipal.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?Durante a reunião, foi apresentada aos vereadores a contextualização do contrato firmado em 2014, incluindo a evolução do sistema ao longo dos anos, os valores praticados na tarifa e os principais pontos da concessão vigente. Também foram compartilhados dados, números e estudos técnicos elaborados pelo Município para subsidiar a construção de um novo modelo de transporte público.
De acordo com o presidente da Comissão Especial de Transporte Público da Câmara, vereador Honestino Malacarne, o primeiro encontro teve como objetivo alinhar informações e garantir que os parlamentares tenham pleno conhecimento do histórico e dos estudos já realizados. Segundo ele, a comissão da Prefeitura irá repassar oficialmente o material técnico aos vereadores, que agora irão analisar os dados individualmente e debater o tema internamente.
“A partir desse material, cada vereador vai estudar, e a Câmara fará reuniões internas para aprofundar o debate. Em cerca de 15 a 20 dias, teremos um novo encontro com a comissão do Município para apresentar as demandas, sugestões e o posicionamento dos vereadores”, explicou Malacarne.
O presidente da Câmara de Vereadores, Closmar Zagonel, destacou a importância do encontro e o avanço institucional que representa o diálogo entre os poderes. Ele ressaltou que a Câmara está sendo representada pela Comissão Especial de Transporte Público, composta pelo vereador Honestino Malacarne (presidente), Cezar Pichetti Filho (vice-presidente) e Margarete Poletto (relatora), que atuarão diretamente na análise e discussão do novo sistema.
“Os vereadores tiveram acesso a todo o estudo contratado pelo Município, incluindo planilhas, dados e números. A partir de agora, esse conhecimento será compartilhado com os demais parlamentares, para que possamos, através da Câmara, começar a desenhar qual é o melhor modelo de transporte público para Concórdia”, afirmou Zagonel.
Ainda conforme o presidente, o objetivo é construir um sistema que atenda às necessidades do trabalhador, com transporte de qualidade e preço acessível, do empresário, que depende de um serviço eficiente para seus colaboradores, e também do Município como um todo.