Celesc aposta em tecnologia para reduzir quedas de energia em Santa Catarina
A Celesc está investindo forte na modernização da rede elétrica em Santa Catarina com o objetivo de diminuir as interrupções no fornecimento de energia e agilizar o atendimento quando há falhas.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?Entre 2023 e 2025, a companhia aplicou mais de R$ 30,8 milhões na aquisição de 612 religadores automáticos equipamentos inteligentes que isolam automaticamente trechos com problemas e restabelecem a energia em segundos, muitas vezes antes mesmo de o consumidor perceber a interrupção.
Essa tecnologia permite reduzir o tempo sem luz e proporciona mais conforto e confiabilidade para residências, comércios, escolas e hospitais em todo o estado.
Os investimentos foram distribuídos ao longo dos últimos anos e incluem também novos equipamentos encomendados com previsão de entrega até junho de 2026.
Além de melhorar a rapidez na resposta às falhas, o uso desses dispositivos possibilita redirecionar a energia por rotas alternativas, diminuindo ainda mais os impactos de desligamentos.
Segundo a direção da Celesc, essa estratégia de modernização reforça o compromisso da empresa com a qualidade do serviço e com o futuro da infraestrutura energética catarinense, promovendo um sistema elétrico mais eficiente e resiliente.