Cerca de 220 pacientes com câncer de Concórdia realizam tratamento em Chapecó e Joaçaba diariamente. Depoimento confirma a dificuldade
O Atendimento SUS realizou um levantamento, até o mês de agosto de 2007, que mostra que 170 pacientes provenientes de câncer realizam o tratamento de quimioterapia e radioterapia todos os dias em Chapecó. Além dos outros 50, que se tratam em Joaçaba.
Nestes dados, não estão incluídos os pacientes particulares. Da mesma forma, as pessoas que possuem câncer, devem se tratar, e em Concórdia não há os equipamentos necessários.
Por isso que em cinco dias por semana, é necessário que a pessoa se hospede nas cidades, vá de condução oferecida pelo SUS, ou de forma particular.
Para os pacientes que se deslocam com carro próprio, além dos gastos a ida até os locais se torna perigosa.
O secretario de Desenvolvimento Regional, Luiz Suzin Marini, afirma que há muitas dificuldades para que os pacientes possam ser tratados em Concórdia.
O empresário, Claudino Giacominni, que se deslocou desta forma, durante três meses, prestou um depoimento ao jornalismo da Rádio Aliança, e afirmou que a dificuldade é intensa. "É dificil mas precisamos nos tratar, se não a vida termina."