Com aprovação do Fundeb, ensino médio e pré-escolas da região também passam a ser beneficiadas
A Amauc, assim como todo o país, vai receber mais recursos da União destinados à Educação, a partir de 2007. O Fundeb, aprovado na semana passada, substitui o Fundef, que beneficiava apenas os alunos de 1ª a 8ª séries. Conforme a secretária estadual de Educação, Elisabete Anderle, os três primeiros anos serão de ajuste ao novo sistema. O contrato tem validade até 2014.
Os estudantes do ensino fundamental da região continuam a ser contemplados da mesma forma que ocorre no Fundef. Os alunos de creches, pré-escolas e do ensino médio serão inseridos, aos poucos, no quadro de auxílio. No primeiro ano do Fundeb, 33% das crianças e adolescentes matriculados receberão o benefício. Em 2008, esse patamar sobe para dois terços, sendo completado em 2009. O fundo passa a contemplar a totalidade de alunos em 2010.
Os valores serão encaminhados à Secretaria de Educação do Estado, que mantém parte do dinheiro em caixa. O restante vai para as Regionais. Elas são responsáveis em fazer o repasse aos colégios. Santa Catarina vai receber no próximo ano R$ 833,6 milhões. Aos municípios será dividido o montante de R$ 750,4 milhões. Segundo a secretária de Estado da Educação, Elisabete Anderle, o projeto é mais democrático por universalizar a distribuição dos recursos.