Concórdia registra maior número de mortes no trânsito em jovens de 15 a 24 anos
O trânsito coloca Santa Cartarina mais uma vez como destaque negativo no cenário nacional. A pesquisa Mapa da Violência: O jovens do Brasil, divulgada na semana passada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, apontou que as estradas e ruas catarinenses lideram o ranking de mortes de pessoas entre 15 e 24 anos em acidentes envolvendo veículos. Na pesquisa, o Estado fica em terceiro com maior número de mortes no trânsito.
O jornalismo da ALIANÇA conversou com o advogado concordiense Dirceu Rizelo, que faz parte da Comissão Permante de Trânsito. Ele revelou que Concórdia não foge dessa realidade. Registra a maior morte de acidentes envolvendo jovens entre 15 e 24 anos e, na grande maioria, do sexo masculino.
Segundo Rizelo, os acidentes no trânsito ocorrem na maioria das vezes não por imperícia mas por abuso das pessoas. Ele informa que a Comissão de Trânsito de Concórdia realiza trabalho permante no município. Mas além disso, é necessário que os pais façam uma ação fiscalizadora nos jovens. Os acidentes nas estradas e ruas são considerados a segunda maior causa de mortes juvenis no Brasil. Em primeiro lugar estão os homicídios, com quase 40% dos óbitos.