Concórdia tenta o credenciamento para Centro de Oncologia e transplantes de córneas
A diretora geral da Saúde em Santa Catarina, Carmem Zanotto, esteve na sexta-feira, dia 28, em Concórdia reunida com prefeitos, secretários, médicos e direção do Hospital São Francisco. Muitos assuntos foram encaminhados, inclusive novos esclarecimentos foram feitos sobre a Gripe A no Estado.
De acordo com Carmem, a situação está estável em Santa Catarina e o número de atendimentos reduziu, porém ela reitera que a sociedade não pode se descuidar e continuar atenta para evitar a contaminação.
Carmem também esteve encaminhando com as autoridades de saúde do município o credenciamento do Centro de Oncologia do Hospital São Francisco. Ela afirma que uma das possibilidades é de viabilizar uma unidade de apoio para as cirurgias de câncer, já que Joaçaba está credenciado pelo Ministério da Saúde atende a demanda da região.
A Secretaria de Saúde irá fazer um levantamento para saber qual é a real necessidade de implantar o Centro de Oncologia em Concórdia. Carmem adianta que a prioridade é para regiões com no mínimo 500 mil habitantes.
Outra reivindicação do Hospital São Francisco e que será encaminhada pela Secretaria Estadual da Saúde é com relação aos transplantes de córneas. Carmem afirma que o credenciamento é viável em Concórdia.
Ainda foi encaminhado à diretora geral da Secretaria Estadual da Saúde pedido para credenciamento do São Francisco em cirurgias de obesidade e internamento de crianças e adultos dependentes químicos.