Cooperativa Central Aurora forma grupo técnico para retormar funcionamento da unidade em Joaçaba

por: Aliança News
A assembléia geral da Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) decidiu formar um grupo técnico para analisar a retomada do funcionamento da unidade de abate de suínos do município de Joaçaba, no meio-oeste de Santa Catarina, fechada em caráter temporário desde 6 de abril deste ano.
        
A Assessoria de Imprensa do conglomerado informou que o grupo técnico envolve executivos e especialistas das áreas ambiental, engenharia, produção e administração, incluindo o presidente da Coperio, Décio Sonaglio, cooperativa com sede em Joaçaba e filiada à Coopercentral. Caberá a esse grupo, no prazo de 60 dias, apresentar o plano de retomada do funcionamento da unidade.
        
A decisão de fechamento, em abril, resultou da acentuada e prolongada queda das exportações catarinenses de carne suína, o que impactou diretamente nos resultados da indústria de Joaçaba, credenciada para exportações aos principais mercados externos. Esse fato associou-se a outro, de natureza ambiental: a insuficiência de água para suprimento da indústria que, desde sua inauguração, em 2002, aguarda investimentos e busca apoio do Estado e do Município para a construção de sistema de captação de água bruta e destinação de efluentes.
        
O grupo, em fase de formação, também estudará a ampliação da unidade - que, só produzia carcaças - para industrialização de carne e geração de uma linha de produtos de maior valor agregado. Não há data prevista para a retomada das operações industriais, mas, antes disso ocorrer, a unidade receberá dois importantes investimentos: reforço no suprimento de água e um novo setor de industrializados.