Encontro na próxima semana irá debater a reativação da ferrovia ligando os municípios de Piratuba à Mafra.

por: Aliança News

A reativação da Ferrovia do Contestado, entre os municípios de Mafra e Piratuba, será tema de um encontro no próximo dia 6 de novembro, às 9h, no auditório da Universidade do Contestado (UnC), em Porto União. O evento é uma promoção da Frente Parlamentar das Ferrovias, coordenada pelo deputado estadual Pedro Uczai (PT), em parceria com associações de municípios da região.

O objetivo é reunir prefeitos, empresários, representantes do Ministério Público e de entidades de classe, além de outras lideranças da região que reivindicam a retomada do transporte ferroviário entre o Planalto Norte e o Meio-oeste catarinense. São cerca de 400 quilômetros de malha ferroviária privatizada em 1996 para a América Latina Logística (ALL), empresa que assumiu o trecho com a promessa de revitalizá-lo, mas que suspendeu as atividades na região no final da mesma década. 

Por isso, representantes da empresa também estão sendo convidados para o encontro da próxima semana. Em agosto deste ano, o Ministério Público Federal exigiu da ALL a apresentação de um cronograma de retorno das atividades, mas a empresa alegou que a falta de clientes inviabiliza a prestação dos serviços, o que é contestado por lideranças regionais.