Estado alerta produtores de cítricos da região sobre nova instrução de trânsito para o comércio

por: Aliança News

Começa a valer também na Amauc a nova instrução de serviço para a comercialização de laranja, bergamota, lima, entre outros cítricos. O gerente estadual de Defesa Sanitária Vegetal, Aarão Luiz Schimtz, que esteve nessa quinta-feira (2/8) em Concórdia, explica que a medida vem facilitar o trânsito desses produtos tanto para outras regiões de Santa Catarina como também para Estados vizinhos.

Schimtz informa quais são as mudanças."Tem que ser dado um certificado fito-sanitário de origem, através de um engenheiro agrônomo, atestando que essas frutas estão isentas de cancro cítrico, e depois, a Cidasc emite a permissão de trânsito".

Mesmo não sendo uma atividade de ponta, a produção de cítricos na região está agregando uma renda extra bastante significativa aos agricultores. O gerente alerta que esses cuidados devem ser levados a sério, pois caso contrário, o que era trazer um dinheiro a mais ao agricultor pode se transformar em prejuízo. "Quem for pego sem a guia, tem o produto retiro sem poder comercializar em outras regiões".

A emissão pela Cidasc é gratuita. Segundo Aarão, o único custo pode vir com o certificado do engenheiro agrônomo.