Estudo do Comitê Jacutinga revela que o Rio dos Queimados não possui uma bacia sujeita a enchentes

por: Aliança News

Esse é primeiro resultado de um estudo que iniciou há alguns meses. O Comitê do Rio Jacutinga está avaliando as condições da bacia do Rio dos Queimados. Após analisar os dados a equipe que trabalha neste estudo pode concluir que a bacia do Rio dos Queimados não esta sujeita a enchentes.

De acordo com o presidente do Comitê Jacutinga, Gilmar da Rosa, em comparação com outros rios, a bacia possui plenas condições de armazenar água."Em toda a bacia, o coeficiente de captação do rio é baixo, após 12 minutos a água da chuva, está no leito", explica ele. 

Além desse resultado, o estudo da bacia do Rio dos Queimados, também constatou que a fauna terrestre da bacia é muito rica. "Nos lugares, onde há preservação, a fauna é mais diversificada", afirma Rosa. Mas segundo ele, a fauna aquática é praticamente inexistente.

Nesta sexta-feira (24/10), será realizado uma mesa-redonda, durante o Congresso Sul Brasil de Meio Ambiente na UnC Concórdia. Rosa explica que mais resultados do Rio dos Queimados serão explanados no evento.