Falta de chuva provoca perdas de 50% das plantações de grãos em Itá. Em Arvoredo o percentual atinge 40%
A Administração Municipal e a Defesa Civil de Itá estiveram reunidos na tarde de ontem (16/2) para uma nova avaliação sobre as perdas que a estiagem está provocando principalmente no interior do município. Em contato com a reportagem da Rádio Aliança, a presidente da Defesa Civil Municipal, Marta Bender Sartoretto, destacou que as perdas na cultura de milho atinge 50%. Segundo ela a prefeitura está distribuindo cerca de 20 cargas de água potável e outras 30 cargas para utilização nas propriedades.
De acordo com Marta Bender Sartoretto esse documento será enviado nas próximas horas para a Defesa Civil de Florianópolis. Outro dado que também preocupa é que de 1999 à 2008 por seis vezes o município de Itá foi obrigado a decretar Situação de Emergência devido a estiagem.
Outro município que também já sente os reflexos da falta de chuva é Arvoredo. Na semana passada foram 10 cargas de água distribuídas no interior. De acordo com o secretário de Agricultura, Alceu Somensi as perdas nas lavoras atingem 40%.