IFETs e contenção de cheias na pauta em Brasília

por: Aliança News

A Câmara Federal deverá votar ainda nesse mês o projeto do Ministério da Educação que cria os Institutos Federais de Educação Tecnológica em todo o país, incluindo a Escola Agrotécnica Federal de Concórdia. A informação é da senadora Ideli Salvatti (PT) que acompanha a tramitação da matéria em Brasília. Ela afirma que a expectativa é de encerrar todo o processo ainda esse ano para em 2009 viabilizar os cursos. Na Escola Agrotécnica Federal de Concórdia os cursos gratuitos de graduação serão focados na área do Agroindustrial.

"Tudo que dependia do Ministério da Educação e do Presidente Lula já foi feito", enfatiza. Ideli afirma que é preciso apressar os deputados para garantir a aprovação do projeto também no Senado até o final do ano. Ela acredita que será possível, já que o Governo Federal está interessado em ampliar o número de estudantes com graduação. "Será uma nova estrutura em todo o país", pontua a senadora.

Contenção de cheias.

A senadora Ideli Salvatti afirma também que após o período eleitoral o Governo Federal poderá buscar novas parcerias com os município, incluindo o projeto de contenção de cheias de Concórdia. Ela explica que a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rouseff, pode remanejar recursos de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e contemplar as obras para evitar novos alagamentos no centro da cidade.

Outra alternativa ventilada pela senadora é incluir o projeto em emendas de bancadas. Nesse caso, os recursos poderão ser incluídos no orçamento da União em 2009. Ideli reitera que mesmo com a crise internacional o Governo Federal não irá reduzir os investimentos em infra-estrutura e saneamento básico.