IGP e IML apresentam reivindicações para Secretaria Regional levar ao conhecimento das autoridades em Florianópolis

por: Aliança News

A secretária de Desenvolvimento Regional, Solange Sprandel da Silva, recebeu nesta terça-feira (15) um relatório com as necessidades do Núcleo Regional de Perícias com sede em Concórdia. O levantamento foi solicitado pela secretária após reunião com o grupo de servidores do IGP/IML realizada na última segunda-feira (14).

As solicitações apontadas no documento sugerem a necessidade de novos equipamentos, veículos, materiais e servidores para o bom andamento do órgão que atende 13 municípios do Alto Uruguai Catarinense.

Solange Sprandel da Silva informa que as necessidades serão encaminhadas ao  conhecimento do Governo do Estado. A secretária regional colocou a SDR a disposição do Núcleo Regional de Perícias para apoio institucional, no sentido de promover junto à comunidade, o esclarecimento das funções e dos serviços que são promovidos pelo Instituto Médico Legal e o Instituto Geral de Perícias. "O esclarecimento dessas informações, vai permitir que a comunidade saiba realmente em que casos poderá acionar esses dois órgãos", explicou Solange.

A SDR também buscará junto ao Governo do Estado aumentar o quadro de servidores no núcleo. Hoje existe apenas um perito médico legista, dois peritos criminais, um técnico em autópsia e um técnico criminalista, enquanto que o ideal seriam três profissionais em cada uma dessas áreas. A ampliação do quadro buscará contemplar também a implantação de assistência psicológica aos funcionários, periciados e familiares, quando necessário.

O Núcleo Regional de Perícias atende aos municípios de Concórdia, Itá, Paial, Seara, Xavantina, Arvoredo, Ipumirim, Lindóia do Sul, Arabutã, Presidente Castelo Branco, Peritiba, Alto Bela Vista e Irani.