Ipira deverá decretar situação de emergência devido os prejuízos provocados pela estiagem
A forte estiagem que castiga municípios do Oeste catarinense obrigou a Prefeitura de Ipira a tomar novas providências para amenizar a situação, principalmente no meio rural. Os pedidos de transporte de água nas propriedades do interior aumentaram nesta semana de dez para quinze famílias atendidas.
Um trator acoplado com tanque que vem fazendo o transporte diário de quase 60 mil litros de água há cerca de duas semanas, terá o auxílio de um caminhão-pipa, ambos exclusivamente destinados a esta finalidade.
Há possibilidade de o município decretar situação de emergência nos próximos dias. A definição sairá amanhã, quando os prefeitos do Alto Uruguai Catarinense estarão reunidos para discutir ações conjuntas dos municípios.
A reunião acontece no auditório do Hotel Caitá, em Concórdia. Segundo o secretário-executivo da entidade, Roberto Kurtz Pereira, a situação da estiagem é tão preocupante, que supera a preocupação com as perdas em função da queda na arrecadação ocasionada pela crise econômica mundial. Até o momento oito municípios decretaram situação de emergência.