Jovens agricultores da Amauc recebem treinamento para gerar mais renda nas propriedades
Gado leiteiro e turismo rural são os temas de um curso profissionalizante a jovens agricultores da Amauc. Trata-se do Consórcio da Juventude, uma iniciativa da Fetraf-Sul em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Trabalho. A intenção é promover um espaço coletivo de formação a jovens agricultores familiares para desenvolverem projetos produtivos que fomentem o empreendedorismo. O objetivo é que haja contribuição para geração de trabalho e renda no meio rural.
Segundo o coordenador municipal do Sindicato Regional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Álace Wamms, cerca de 30 jovens da região iniciaram os treinamentos no último final de semana, em Concórdia. A próxima aula está marcada para o mês que vem.
O Consórcio da Juventude é desenvolvido nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No total são 22 turmas. Em um período de oito meses, eles vão construir 22 projetos produtivos, nas áreas de fruticultura, agroturismo, agroindústria de carne, leite, cana-de-açúcar e vegetais e produção de leite.