No dia Nacional do Aposentado, categoria faz mobilização por melhores salários

por: Aliança News

A mobilização ocorreu em várias cidades catarinenses. A maior delas foi registrada em Rio Negrinho, no Planalto Norte. Cerca de 3 mil aposentados e pensionistas participaram de uma passeata. Conforme o vice-presidente da Confederação Nacional dos Aposentados, concordiense Iburici Fernandes, o objetivo é lutar por melhores salários.

A mobilização foi organizada pela Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina. Em nota à imprensa, a Feapesc disse que "está mais que provado, pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social, que há superávit", segundo consta nos balancetes do INSS, que encerrou o ano de 2005 com um saldo positivo de R$ 6.275 bilhões.

A Feapesc ainda escreve que "ninguém divulga que o Governo utiliza grande parte da arrecadação da Seguridade Social para composição do superávit primário, para pagar juros e amortizar as dívidas externa e interna. Não divulga que são utilizados valores próximos a R$ 40 bilhões anuais, através da Desvinculação das Receitas da União da arrecadação da Previdência Social". Hoje, Santa Catarina tem em torno de 800 mil aposentados e pensionistas. Na Amauc são 22 mil.