Nova pesquisa eleitoral aponta vantagem de Jorginho Mello, que pode levar ainda no 1º turno

por: Aliança News

A mais recente pesquisa do Instituto Neokemp, divulgada nesta quinta-feira pela Gazeta do Povo, manteve o cenário de estabilidade na corrida pelo governo de Santa Catarina. No entanto, a inclusão do nome do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), em um dos cenários avaliados, trouxe um novo elemento à disputa: segundo o instituto, sua presença poderia impedir a vitória do governador Jorginho Mello (PL) ainda no primeiro turno.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

No primeiro, considerado mais “enxuto”, foram listados apenas os três principais pré-candidatos já colocados: Jorginho Mello, João Rodrigues (PSD) e Décio Lima (PT) — além de Adriano Silva. Embora o prefeito de Joinville tenha reiterado publicamente que pretende concluir seu mandato, seu nome foi testado pela possibilidade de uma eventual mudança de cenário político.

De acordo com o site Upiara.net, do jornalista Upiara Boschi, a presença de Adriano Silva, segundo o Neokemp, fragmentaria votos e reduziria a vantagem de Jorginho Mello, o suficiente para tornar matematicamente inviável uma definição no primeiro turno.

Já no segundo cenário, Décio Lima e Adriano Silva são retirados, dando lugar a três novos nomes: o deputado estadual Fabiano da Luz (PT), o vereador florianopolitano Afrânio Boppré (PSOL) e o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB). Essa configuração, mais ampla, busca medir o potencial de outras lideranças que podem entrar na disputa, mas que ainda não possuem pré-candidaturas consolidadas.

A pesquisa entrevistou 1.008 pessoas em 90 municípios, entre os dias 10 e 11 de novembro de 2025, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

Cenário 1 – Décio Lima e Adriano Silva no jogo dificultam vida de Jorginho

Jorginho Mello – 39,5%

João Rodrigues – 19,2%

Décio Lima – 13,2%

Adriano Silva – 8,7%

Não sabe – 13,5%

Branco e nulo – 5,8%


Cenário 2 – Sem Décio e Adriano, não tem segundo turno

Jorginho Mello – 42,6%

João Rodrigues – 22,6%

Fabiano da Luz – 4,8%

Afrânio Boppré – 4,5%

Marcos Vieira – 1,7%

Não sabe – 14,7%

Brancos e nulos – 9%


Rejeição

Afrânio Boppré – 22,6%

Jorginho Mello – 21,8%

Fabiano da Luz – 9,4%

João Rodrigues – 5,5%

Adriano Silva – 5,2%

Marcos Vieira – 3,2%

Rejeita todos – 9,5%

Não rejeita ninguém – 22,8%