Operação mira criminosos que se passavam por familiares para aplicar golpes
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Defraudações da DEIC, deflagrou nesta terça-feira (9) a 10ª fase da Operação Novo Número, em conjunto com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de SC e com apoio da Polícia Civil de São Paulo. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Diadema (SP), com foco em desarticular uma rede envolvida em golpes virtuais.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?A investigação apura fraudes em que os criminosos se passavam por familiares das vítimas para solicitar transferências bancárias. Os alvos desta fase são os responsáveis pelo primeiro contato com as vítimas e os chamados “conteiros” — pessoas que recebem os valores, dividem em contas distintas e dificultam o rastreamento dos recursos.
As vítimas, residentes em diversos estados brasileiros, eram contatadas via aplicativos de mensagem por números desconhecidos que alegavam ser de parentes próximos com novos chips. Após estabelecer a confiança, os criminosos solicitavam dinheiro alegando emergências momentâneas.
A Polícia Civil informou que os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa. As apreensões de equipamentos nesta fase buscam rastrear os envolvidos e ampliar a identificação de toda a rede criminosa.
Fonte: SC Todo dia