Prefeito eleito de Xavantina é multado pela Justiça Eleitoral por propaganda fora do prazo
A sentença foi proferida nesta segunda-feira (17/11), pelo Juiz Eleitoral Renato Maurício Basso. A multa aplicada contra o prefeito eleito de Xavatina, Ari Parizotto é de R$ 21.282,00.
O Juiz Eleitoral, atendendo ao pedido do Ministério Público, entendeu que uma entrevista concedida pelo candidato em 31 de maio de 2008 configurou propaganda extemporânea e aplicou a pena mínima prevista na legislação eleitoral.
A candidatura de Ari havia sido impugnada pela oposição logo no início da campanha. Uma entrevista na Rádio Belos Montes foi considerada abuso de poder político pela oposição e ensejou a ação de investigação judicial eleitoral, que tinha como objetivo cassar a candidatura de Ari Parizotto.
A Promotoria de Justiça entendeu que não havia abuso de poder político e requereu a improcedência da ação. Todavia, examinando a entrevista o Promotor de Justiça Eleitoral entendeu que o que tinha ocorrido na verdade era propaganda fora do prazo, e não abuso de poder político, e requereu a instauração do processo para aplicação da multa.
O candidato só poderá ser diplomado se pagar a multa.