Prefeitura de Lindóia do Sul se manifesta sobre operação do Gaeco no município
A administração municipal de Lindóia do Sul divulgou uma nota nesta quarta-feira, dia 05, após a deflagração de uma operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina, sobre fraudes em licitações de transporte escolar.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?De acordo com a nota divulgada pela prefeitura do município, a ação do órgão estadual não envolve a atual administração municipal, "a qual não possui qualquer relação com os atos mencionados". A manifestação também fala que a investigação decorre de anos anteriores. Veja abaixo.
A ação do Gaeco foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, através da Operação Vértice. O objetivo da operação é apurar possível fraude à licitação em processos relacionados ao transporte escolar coletivo que tiveram início no ano de 2022.
Durante as investigações, surgiram indícios de que empresas distintas, embora formalmente separadas, teriam atuado de maneira coordenada e previamente ajustada com o propósito de frustrar a competitividade dos certames públicos.
As diligências apontam também a possível existência de um núcleo comum de decisões, sustentado por vínculos familiares, operacionais e documentais. A partir desse centro decisório, estratégias de habilitação e execução contratual teriam sido compartilhadas, violando princípios como legalidade, impessoalidade, isonomia e competitividade, que regem as contratações públicas.