Presidente da Abipecs prevê 2009 como um ano bom para a suinocultura

por: Aliança News

"A crise é financeira, de especulação, não de mercado",  a avaliação é do presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Carne Suína, Abipecs, Pedro de Camargo Neto. Segundo ele, o setor agropecuário precisa olhar para o ano de 2009 com otimismo. "A crise atingiu o Brasil, quando o mercado de carnes passava por um bom momento, as reservas internacionais são altas, há cerca de R$ 200 bilhões  que precisam ser investidos a produção agrícola, mas fomos atropelados por este problema financeiro", afirma ele.

A Abipecs prevê que o setor suinicula se estabilize no ano que vem. "As exportações de 2008, estarão próximas das de 2007, e também se aproximarão das exportações no ano que vem, os produtores precisam ter tranquilidade, pois não passará nenhum furacão na produção". 

A expectativa da Abipecs em relação aos resultados das exportações deste ano é positiva, apesar de não conhecer os números de outubro e acreditar que possa haver uma redução no mês, o presidente reafirma que 2008 fechará com lucros. "Serão 600 mil toneladas de carne suína exportada neste ano", diz ele.

Pedro de Camargo Neto reconhece que o setor está sofrendo com a crise, mas garante que no futuro, não muito distante,  a crise termina. "Devemos pensar no cenário a médio prazo, a crise está atingindo o produtor e as agroindústrias neste momento, para o futuro novos mercados se abrirão, pois a alimentação é necessária", acredita ele.