Presidente Lula sanciona a lei criando IFETS no Brasil e em Concórdia

por: Aliança News

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou na semana passada, a lei que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país. A medida significa uma nova realidade para os jovens brasileiros. Com os institutos, presentes em todos os estados, aumenta o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas e em cursos superiores de tecnologia.

Criados a partir da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas agrotécnicas federais e escolas técnicas vinculadas a universidades, os institutos nascem com 168 campi e chegarão a 2010 com 311. No mesmo período, as vagas serão ampliadas de 215 mil para 500 mil.

Em Santa Catarina serão dois, com abertura de 22 mil vagas, o de Santa Catarina e o Catarinense. As reitorias serão instaladas em Florianópolis e Blumenau. O Instituto Federal Catarinense terá seis campi, em Concórdia, Rio do Sul, Sombrio, Camboriú, Araquari e Videira. O de Santa Catarina terá 13 campi: Florianópolis, São José, Continente, Canoinhas, Jaraguá do Sul, Joinville, Chapecó, Araranguá, Criciúma, Gaspar, Itajaí, Lages e São Miguel do Oeste.