Rejuste a comissionados do governo federal é tema de debate na Câmara de Vereadores de Concórdia
O governo federal concedeu um reajuste de aproximadamente 140% para cargos comissionados. Esse percentual de aumento atinge 3.588 servidores. Ao todo, a Medida Provisória reajusta os salários de 21.563 funcionários em cargos de comissão. O aumento salarial, retroativo a 1º de junho, varia de acordo com a faixa de comissionamento: de 30,57% a 139,75%.
Esse assunto foi tema de debate na sessão do Legislativo de Concórdia, na noite de ontem (20/6). O vereador Dirceu Biondo, do PMDB, criticou o aumento e disse que vai enviar uma moção de repúdio contra a atitude do governo federal. Já o vereador Orélio Stórquio, do PT, justificou o aumento dizendo que a responsabilidade desses trabalhadores é grande. Stórquio também ressaltou que o custo de vida em Brasília é muito alto.
Closmar Zagonel, do PMDB, definiu o reajuste como "o fim da picada". Ele também defendeu que os cargos devem ser preenchidos através de concurso público.Dejalma Lazzarotti, do PT, se manifestou contra a criação de mais cargos comissionados. Ele também lembrou que Santa Catarina é o Estado com o maior número de pastas com status de secretaria.