SC quer encaminhar até o final do ano documentação para conquista do selo internacional de zona livre de aftosa

por: Aliança News

O governo de Santa Catarina está num esforço conjunto com produtores e agroindústrias na tentativa de buscar o reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Desde a semana passada, estão sendo coletadas amostras de sangue de bovinos. Serão encaminhadas para um laboratório do Ministério da Agricultura, o que vai agilizar no processo de reconhecimento junto a Organização Mundial de Saúde Animal, OIE.

Em contato com o jornalismo da ALIANÇA, o secretário estadual de Agricultura, Gelson Sorgatto, disse que parte da documentação foi entregue há um mês ao Ministério da Agricultura. As informações detalham os locais de barreiras sanitárias e número de médicos especializados. Ele declara que até o final de dezembro, o Estado quer entregar ao Ministério da Agricultura, a documentação final junto com as amostras de sangue.

O secretário informa que o Estado vai saber se terá ou não o reconhecimento internacional de área livre de aftosa sem vacinação em maio do ano que vem.