Secretário de Agricultura do RS analisa que fato de SC não vacinar rebanho contra aftosa está trazendo prejuízos ao Estado
O secretário de Agricultura do vizinho Estado gaúcho, Quintiliano Vieira, disse nesta manhã (15/9) em entrevista ao jornalismo da ALIANÇA que o fato de Santa Catarina não vacinar o rebanho contra a aftosa está trazendo prejuízos ao Estado. Ao contrário do que está acontecendo com os catarinenses, o vizinho Estado gaúcho entra no quinto mês de exportação de carne suína para a Rússia. O fim do embargo ocorreu em abril. Até julho, foram vendidas mais de R$ 127 mil toneladas do produto para outros países. O destino de quase a metade desse total foi para a Rússia. A principal diferença entre o vizinho Estado e Santa Catarina é que lá, o rebanho é vacinado contra a aftosa e aqui, não.
Em 2005, foram exportadas 69.849 toneladas de carne suína para a Rússia, de um total de 161.347 toneladas vendidas para vários outros países. No ano passado, o mercado russo adquiriu 43,29% das exportações do vizinho Estado. Neste ano, a projeção é que chegue a 200 mil toneladas e a metade desse total que seja destinado para a Rússia.