Setores automobilístico, de máquinas, equipamentos e produção de alimentos lideram o índice de desemprego em Concórdia
Os desdobramentos da Crise Financeira Mundial podem ser vistos nos índices de desemprego no mês de dezembro em todo o país. Em Concórdia os dados não são diferentes, como foi divulgado ontem (20/1) pela Aliança, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, 475 pessoas foram demitidas em dezembro.
O índice que lidera estas demissões, são os setores automobilístico, de máquinas, equipamentos e produção de alimentos. Os mesmos, que ultimamente, estão sentindo a retração do mercado, ou seja, lançam estratégias para não precisar demitir os funcionários.
A queda exportações e as rígidas regras para financiamento são as principais explicações, para as demissões em dezembro. A dificuldade por qual está passando as agroindústrias, quanto a venda externa de carne, reflete o saldo negativo.
O secretario de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Glaucemir Grendene, afirma que estas demissões preocupam a administração pública. " Isso nos preocupa muita, afinal estas demissões são efeitos da crise", afirma.