Sindicato dos Comerciários espera a abertura de mais de 200 vagas a partir das próximas semanas com o aumento das vendas

por: Aliança News

As estatísticas do Ministério do Trabalho são animadoras para Concórdia em setembro que fechou com a contratação de 330 novos funcionários. Foram contratados 1.092 e demitidos 762, segundo o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged). Apesar dos número positivos a previsão e mais aberturas de postos a partir das próximas semanas, principalmente nas empresas do comércio. Com o Natal, as vendas aumentam sensivelmente e os empresários empregam mais nesse período. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Evandro Pegoraro, afirma que a estimativa é de ampliar em 10% as contratações, cerca de 200 postos de trabalho.

Os segmentos que mais devem contratar são, lojas de vestuário, confecção, móveis e eletrodomésticos. Pegoraro garante que os supermercados também registram um volume grande de vendas e podem acabar fazendo contratações. Conforme o Caged, no mês passado o comércio teve um crescimento tímido com a abertura de apenas quatro novas vagas. Lideram as contratações o segmento da prestação de serviço que encerrou com saldo positivo de 145 novos trabalhadores com carteira assassinada e a indústria da transformação com 126 funcionários efetivados.

Conforme os números do Caged, a construção civil em setembro apresentou crescimento nas contratações em comparação com o mês anterior. Em agosto foram abertos 19 postos de trabalho, enquanto em outubro as empresas do ramo contrataram 61 novos funcionários. Apesar dos números positivos apresentados nos últimos meses pelo Ministério do Trabalho, Concórdia ainda tem déficit 101 postos de trabalho no acumulado do ano. A construção civil e a indústria da transformação ainda não conseguiram recuperar os postos fechados durante o período mais crítico da crise econômica mundial.