Votação Paralela verifica segurança da urna eletrônica

por: Aliança News

A segurança da urna eletrônica será verificada em Santa Catarina e em todo o Brasil neste 1º de outubro. Além do processo normal, o Tribunal Regional Eleitoral realiza uma auditoria chamada de "Votação Paralela". Segundo o juiz eleitoral responsável pelo procedimento no Estado, José Inácio Shaefer, a intenção é atestar que a urna eletrônica é realmente segura e que o eleitor pode ficar tranqüilo em relação ao voto.

O pleito paralelo será na sede do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele vai acompanhar todas as características do processo eleitoral oficial para garantir a fidelidade ao sistema. Na sala onde vai acontecer a votação só entram pessoas previamente designadas. Elas vão votar na urna eletrônica, cédulas de papel e para garantir ainda mais, deverão também falar o voto num microfone que também é gravado por três câmeras de vídeo, cujas imagens poderão ser usadas para atestar qualquer erro de digitação.

Às 17h deste domingo serão totalizados os votos das urnas eletrônicas e conferidos com os dados registrados no sistema de auditoria para verificar a coincidência e comprovar a segurança na urna eletrônica.