
Cidasc se manifesta sobre caso suspeito de gripe aviária em Ipumirim (ouça)

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) se manifestou nesta segunda-feira, dia 19, sobre o caso suspeito de gripe aviária no município de Ipumirim. A presidente do órgão estadual, Celles Regina de Matos, confirmou que amostras foram coletadas para análise no município.
FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS COM O ALIANÇA NEWS! ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES:
A informação de que havia um possível foco da doença na cidade do Alto Uruguai Catarinense foi divulgada no fim de semana pelo site Globo Rural, com base nas informações do painel de doenças mantido pelo Ministério da Agricultura. Também foi informado que havia outro caso suspeito em Tocantins.
Em vídeo divulgado pela Cidasc, a presidente do órgão explica que até agora não há confirmação da doença. Segundo ela, houve indícios de gripe aviária, e, por este motivo, técnicos da companhia foram acionados de forma correta para realizar as coletas. Ela reforça que é preciso ficar atento aos sinais e acionar os profissionais quando necessário.
A reportagem da Massa FM conversou com a administração municipal de Ipumirim, que não quis se manifestar oficialmente. A situação sanitária das aves no país está sendo monitorada com mais preocupação depois que um foco de gripe aviária foi identificado e confirmado em granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.


