Abandono de gatos preocupa e compromete renda de uma família de Concórdia
Cerca de 30 animais estão sendo tratados por uma moradora da Rua Mogno, no Bairro Arvoredo, em Concórdia. Adriana Espich já não tem mais condições de custear a ração para os bichos e está solicitando ajuda das pessoas, para que adotem os gatos. Segundo ela, o custo ultrapassa os R$ 300,00 a cada compra de comida. A família paga aluguel.
Adriana conta que os animas são abandonados na rua. “Não sei qual o motivo do abandono aqui, talvez por ser próximo ao Contorno Norte. Mas tem aumentado e não consigo mais arcar com os custos”, explica. “Os animais vão chegando, alguns com crias, outras prenhas e a gente não quer deixar morrer, então vamos alimentando, mas a situação está insustentável”, relata. “Fui a Chapecó, semana passada, a ao retornar encontrei uma caixa no porão da minha casa, com uma gata e seis filhotes”, esbraveja.
A moradora trabalha com faxina em residências e comenta que o custo com os gatos está comprometendo a renda da família. “Já deixei de comprar remédio, que preciso, para não deixar os animais sem comida. Agora preciso encaminhar minha filha a Florianópolis, também em função de saúde, e não posso mais comprar a ração. Já recebi ajuda da minha irmã, mas não temos mais o que fazer”, lamenta Adriana. “A sujeira e o cheiro estão insuportáveis e não há condições de deixar as crianças brincar no pátio”, finaliza.
O Jornalismo da Rádio Aliança fez contato com o Poder Público. A Vigilância Sanitária de Concórdia informou que vai visitar a família e acompanhar o caso, para auxiliar a resolver o problema. Também adiantou que os animais foram inclusos no programa de castração que é disponibilizado pela Prefeitura.
Para adotar:
Pessoas interessadas em adotar gatos desta família, podem fazer contato com a ONG Con Animal. O telefones para contato é o 9 9932-7328.