Agricultores se mobilizam na SC-283, no trevo de acesso a Arabutã
Agricultores familiares ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), devem interromper o trânsito na SC-283, trevo de acesso a Arabutã, por volta das 10h, desta quinta-feira(30/04). Além de Concórdia os protestos ainda ocorrem em outras quatro cidades catarinenses. São Miguel do Oeste, Quilombo, São Carlos e Lages.
Uma das principais reivindicações das manifestações é com relação a ações para amenizar os efeitos da estiagem que atingiu o Sul do Brasil. A Fetraf quer a unificação e renegociação dos contratos de todas as dívidas com três anos de carência, até 10 anos para pagamento com juros Zero e para os agricultores que sofreram perdas devido à estiagem, uma bolsa para manutenção da família por seis meses, com um salário mínimo por mês. Conforme o Coordenador Regional do Sintraf, Décio Gratner, cerca de 10 ônibus vão levar os agricultores do Alto Uruguai até o local do protesto.
Em Florianópolis uma comissão da Fetraf-sul vai tentar marcar uma audiência com o Governador Luiz Henrique da Silveira e o Secretário de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron. Segundo o coordenador da Fetraf-Sul no Estado, Alexandre Bergamin, o governo já se negou por duas vezes atender os agricultores. Caso não seja marcada a data da audiência os agricultores vão voltar a se mobilizar nos dias 12, 13 e 14 de maio, no centro administrativo do governo na capital.