Dezembro vermelho: Em 2024, 27 pessoas foram diagnosticadas com HIV na região Concórdia
O número de novos casos de HIV aumentou em Concórdia e nas cidades do Alto Uruguai Catarinense em 2024. É o que mostram os dados levantados pela reportagem da Aliança FM através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Concórdia. Neste ano, foram 27 novos diagnósticos na região. De acordo com o CTA, com isso, até agora, 409 pessoas estão em acompanhamento ativo para o vírus.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona no espaço da Unidade Sanitária e acompanha pessoas vivendo com HIV residentes em Concórdia e região da AMAUC. O número registrado neste ano de 2024 representa um aumento em relação aos casos diagnosticados em 2023, quando a quantidade total de pessoas identificadas com HIV na região de abrangência foi de 23.
Em Santa Catarina, ainda não há dados recentes divulgados. Mas, conforme a Secretaria de Saúde, de 2013 a 2023 foram notificadas 25.174 pessoas que vivem com o vírus do HIV. Em em 2023, foram 2.492 novas infecções, sendo que se concentraram nas pessoas de 20 a 39 anos, do sexo masculino (888 casos).
Em 2023, foram 1.254 casos registrados com o diagnóstico da doença AIDS, causada pelo vírus. No entanto, há uma tendência de queda no número de óbitos, passando de 6,3 em 2022 para 5,5 em 2023.
O HIV atinge cerca de um milhão de brasileiros e ainda é um problema que precisa de conscientização e discussão para evitar a disseminação e a desinformação. A maior parte das pessoas contaminadas têm carga indetectável do vírus, isto é, não são mais transmissoras.
A doença continua sendo uma das principais preocupações de saúde pública mundial, mas a boa notícia é que, com as estratégias corretas, ele pode ser prevenido e tratado de forma eficaz. A conscientização sobre a importância da prevenção, o uso de preservativos e a realização de testes rápidos são pilares essenciais na luta contra o HIV, conforme a enfermeira coordenadora pelo CTA em Concórdia, Bárbara Bergamo.
O Centro de Testagem e Aconselhamento de Concórdia, destinado aos casos de HIV, localizado na rua Osvaldo Zandavalli, é um local voltado a informar e auxiliar pessoas que precisam de apoio. Os interessados podem saber mais nas redes sociais acessando o instagram @CTAdeConcordia