Em meio a impasse, posse de vereadores e prefeito e vice de Concórdia ocorre nesta quarta-feira
Envolvida em um impasse, a posse dos novos vereadores eleitos em Concórdia, assim como o prefeito Edilson Massocco e o seu vice, Fábio Ferri, está confirmada para a manhã da próxima quarta-feira, dia 1º de janeiro. Serão realizados dois atos. O primeiro será na casa da cultura, a partir da 10 horas.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
O imbróglio que envolve a solenidade está relacionado em tese ao segundo ato, que compreende a transmissão de cargo do atual prefeito para o futuro chefe do executivo. Costumeiramente, isso é feito no dia da posse, em evento na própria prefeitura. Mas desta vez, o prefeito Rogério Pacheco quer transmitir o cargo na terça-feira, dia 31.
A prefeitura de Concórdia não se manifesta formalmente sobre os fatos. Mas um ato está confirmado para ocorrer na manhã de terça-feira, dia 31, no Centro Administrativo, onde Pacheco fará a formalidade do ato de assinatura do livro para transmitir o cargo para Edilson Massocco, que, conforme informações teria sido convidado.
A equipe de transição do futuro governo, porém, disse em nota recentemente que, primeiro, não havia sido informada e nem estava alinhando nada neste sentido, e que, em segundo, pela legislação e tradição, a transmissão ocorre somente na quarta-feira, o que indica que a futura gestão não participará do ato que deve ocorrer nesta terça-feira.
Enquanto esta situação não muda, o primeiro ato está confirmado para o dia 1º, cuja solenidade inicia com os vereadores. O vereador mais votado, que é Closmar Zagonel (MDB), abre uma sessão especial e chama todos os outros 12 eleitos para o legislativo municipal. É entregue a documentação e é feita uma posse coletiva, tendo na sequência um ato individual e o juramento.
Na sequência, terá início um dos momentos mais aguardados que é a eleição da mesa diretora. A sessão anterior é suspensa. Os vereadores farão então a votação para definir quem será o presidente e os demais membros da mesa. Closmar Zagonel deve ser o escolhido, conforme acordo.
Realizada a eleição e empossados os membros da mesa diretora, é feita uma nova sessão, onde eles darão a posse ao prefeito e vice eleitos, Edilson Massocco e Fábio Ferri. Neste momento, chegará ao fim o primeiro ato, que deve durar cerca de 1h30.