Governo do RS confirma a morte de empresário e outras nove vítimas em acidente aéreo em Gramado
Em entrevista coletiva realizada no início da tarde deste domingo, autoridades confirmaram a morte de 10 pessoas no acidente com avião registrada durante a manhã em Gramado, na Serra Gaúcha. Também foi confirmada a identidade do piloto e proprietário do avião, Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, entre as vítimas. Além dele, estavam na aeronave sua esposa e suas três filhas, assim como sogra, a cunhada e seu marido, com os dois filhos do casal.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
O avião turbo-hélice de matrícula PR-NDN, pilotado por Galeazzi, decolou do Aeroporto de Canela às 9h12min com destino a São Paulo. Entretanto, por condições ainda desconhecidas, caiu a poucos quilômetros do aeroporto, após colidir primeiramente com a chaminé de um prédio, uma casa, uma loja e uma pousada.
A coletiva de imprensa, realizada no salão de um hotel, contou com a presença do governador Eduardo Leite; do vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi e do secretário adjunto de Segurança Pública do RS, coronel Mário Ikeda, assim como autoridades da Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Defesa Civil.
Em sua manifestação, o governador lamentou o acidente próximo ao Natal, em uma cidade movimentada pela data. ?Naturalmente qualquer acidente abala as famílias e amigos, mas, nas circunstancias da proximidade do Natal, em gramado que é símbolo do Natal diante das festividades que acontecem aqui, lamento e quero me solidarizar com a família dos passageiros deste avião que, infelizmente, não puderam sobreviver?, disse.
O governador também ressaltou o trabalho das forças de segurança que participaram do trabalho, que, além dos mortos, deixou 17 pessoas feridas por terem sido atingidas em solo. ?Cinco pessoas já foram liberadas e outras 12 permanecem em atendimento médico. Duas delas estão em estado grave, transferidas para Porto Alegre por terem sofrido queimaduras mais severas?, relatou. As duas mulheres seriam uma funcionária e uma hóspede da pousada atingida, com idades na casa dos 50 anos.
Também foi Leite que confirmou a identidade do empresário Galeazzi como piloto e proprietário da aeronave. ?A lista de passageiros não foi formalizada, mas foram levantadas as informações junto ao proprietário da aeronave, cruzando dados com o hotel em que estavam hospedados, para chegarmos a esta lista?, explicou.
O delegado Gustavo Barcelos confirmou que, entre os mortos, podem estar crianças. ?Nós ainda estamos apurando por meio do gabinete de inteligência, junto à Polícia Civil de São Paulo, mas, em princípio, as filhas do casal seriam adolescentes, porém as idades ainda não sabemos?, resumiu.
Desafio é estabilização do local para identificação das vítimas
A partir de agora, o trabalho das forças consiste na prevenção de novos focos de incêndio, na localização e identificação dos corpos. ?A perícia está em campo trabalhando no escaneamento e nos registros da área para trabalhar na identificação e na busca por matéria orgânica, que corresponde às vítimas do acidente. A preocupação está em fazer a estabilização da estrutura para que se possa acessar a fuselagem da aeronave e os corpos das vítimas.?, disse Leite.
Diante da situação e do clima vivido pela região com a tragédia, a Prefeitura de Gramado confirmou o cancelamento do desfile do Natal Luz, que estava previsto para este domingo. As autoridades também informaram que hóspedes dos hotéis e pousadas atingidos foram transferidos para outros locais.
Outra confirmação é a de que equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já estão na cidade para dar início às investigações do acidente. Questionado, o governador afirmou que ainda não é possível estabelecer as causas e circunstâncias do acidente, que só poderão ser diagnosticadas posteriormente, após os trabalhos do órgão competente.
?Não temos condições de dizer o que levou ao acidente. O que sabemos é que a aeronave decolou as 9h12min em condições que não eram as melhores, mas somente os estudos e especialistas poderão dizer se haviam condições possíveis para o voo, ou não?, finalizou Leite.
Correio do Povo