Nuvem
Antigas

Polícia Científica identifica corpo de homem desaparecido há mais de 10 anos em Chapecó

Data 29/01/2025 às 10:13
Corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado na época, mas não foi identificado por familiares
Imagem
Semelhanças analisadas com cadáver foi a falta de uma parte do dedo indicador direito da vítima (Fotos: Divulgação)
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A Polícia Científica identificou nesta semana o corpo de um homem desaparecido há mais de uma década no município de Chapecó, no Oeste catarinense. Segundo o órgão, a vítima estava desaparecida desde maio de 2013 e um cadáver em avançado estado de decomposição foi encontrado na época, mas que não havia sido reconhecido nem reclamado por familiares. O corpo foi sepultado três meses após ser encontrado.

A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:

A identificação foi possível graças ao Programa Conecta, que utiliza tecnologia avançada para localizar pessoas desaparecidas e identificar corpos sem identidade definida.

O trabalho começou em setembro de 2024, durante a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, promovida pelo Ministério da Justiça. Durante a revisão de casos antigos, a Polícia Científica de Chapecó encontrou registros compatíveis com o desaparecimento do homem, levantando a hipótese de identificação.

Com base nisso, familiares do desaparecido foram entrevistados, e os dados genéticos, características físicas e odontológicas foram coletadas. A análise inicial indicou semelhanças entre o corpo sepultado e levando à exumação da ossada em novembro de 2024.

A ossada foi enviada para Florianópolis, onde peritos do Setor de Antropologia Forense e Odontologia Legal confirmaram a identidade com base em características físicas, como uma amputação no dedo indicador direito, fraturas antigas, deformação no braço e tratamentos odontológicos.

Esse foi o primeiro caso solucionado pelo Programa Conecta sem a necessidade de análise genética.

?Essa identificação é mais um exemplo da importância da participação de familiares de pessoas desaparecidas no Programa Conecta, permitindo que unamos as informações fornecidas pelos familiares com os conhecimentos das ciências forenses para a resolução de casos que, por anos, permanecem sem respostas?, ressalta a perita criminal, Patrícia Monteiro, responsável pelo Programa.

OESTE MAIS

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp