Propostas para nova barragem de contenção em Concórdia serão conhecidas na próxima semana
Está na reta final o processo licitatório que visa definir e contratar uma empresa que ficará responsável pela construção da nova barragem de contenção para prevenir alagamentos principalmente na região central de Concórdia. O certame foi publicado ainda no dia 2 de abril, conforme informou a prefeitura.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
De acordo com as informações levantadas pela reportagem da Aliança FM, o prazo final para o envio de propostas é dia 18 de junho, data em que ainda é possível interessadas garantam participação A abertura da licitação com o conhecimento das propostas será às 08h30. O investimento previsto é de R$ 7 milhões.
O objetivo é ampliar e modernizar o mecanismo de contenção das águas na bacia do Rio dos Queimados auxiliando na contenção dos alagamentos que ocorrem na área central da cidade, quando uma grande precipitação de chuva cai em curto intervalo de tempo.
O projeto prevê uma nova barragem em estrutura de gabião com revestimento em concreto, com 14 metros de altura e capacidade de armazenamento de 124 mil metros cúbicos de água. O sistema de operação será automatizado. A barragem trará mais segurança à população e minimizará os prejuízos causados pelas enchentes.
A obra é recomendada também pela EPAGRI, que desde 2017 tem uma parceria com a Administração Municipal, monitorando a bacia do Rio dos Queimados e na elaboração de estudos que indicaram uma nova barragem. Atualmente, o município já tem uma barragem, localizada no bairro Parque de Exposições. A nova contenção será construída na parte superior da barragem já existente, próximo à Fall Bier.