Nuvem
Antigas

Busca e resgate por meio do odor

Data 22/06/2018 às 15:20
Policiais participam de seminário em Concórdia de adestramento de cães para busca de pessoas desaparecidas
Imagem
Foto:Divulgação
Compartilhe: Whatsapp Facebook

De ontem até o próximo domingo, acontece em Concórdia um seminário da técnica mantrailing, método americano que trabalha a busca e resgate de pessoas desaparecidas por meio do odor específico.

 

O curso foi trazido à Capital do Trabalho pelo adestrador e policial militar Andreo Andrade. Segundo ele, o objetivo é “capacitar profissionais na área de segurança pública nesta técnica primitiva que funciona para o bom desempenho das operações com cães. Estamos buscando o aprimoramento e a capacitação de profissionais de todo o Sul”, por isso o seminário reúne policiais, bombeiros e civis de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande Sul. 

O paulista Ricardo Cardoso, integrante do Grupo de Busca e Resgate, é um dos instrutores e explica a técnica. "Caso uma pessoa esteja desaparecida, posso pegar uma peça de roupa ou qualquer outro objeto pessoal, apresentar ao cão e ele vai buscar a pessoa. Este trabalho que a gente está fazendo aqui é para procurar, por exemplo, pessoas com Alzheimer, que desaparecem bastante, fugitivos, ou algo criminal".

 

Estes mesmos cães já participaram de módulos anteriores deste curso em Concórdia. Nessa continuação serão aplicadas situações avançadas com contaminação na pista, ambientes urbanos e área criminal. No Brasil as raças preferidas são o Pastor-Belga Malinois e o Pastor Alemão. "São cães que estão se destacando bem na modalidade", completa o instrutor.

 

O treinamento ocorre no Parque de Exposições. Cerca de 10 animais participam do seminário. Antes de iniciarem a busca, eles são expostos ao cheiro do “desaparecido”, e pode ser de uma peça de roupa, ou um item pessoal como chiclete, cigarro, fralda ou preservativo. Indiferente às distrações de pessoas presentes no percurso, o paradeiro do sumido é sempre apontado. "Já fizemos buscas de pessoas que estavam mais de 15 dias desaparecida e deu resultado positivo. Até um dos treinos é esconder um figurante num local e depois de duas, três semanas, colocamos ele lá novamente para o cachorro achar", declara Cardoso.

Fonte: DO

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp