Casan e Consórcio Trix–Infracon avançam na construção da ETE de Concórdia
A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), estrutura que faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário em implantação em Concórdia, segue avançando. A expectativa da equipe técnica é de que a construção esteja finalizada até julho deste ano.
A ETE está localizada na Linha Santa Catarina, próxima ao bairro Santa Rita, e vai receber por gravidade o esgoto coletado nas residências para o tratamento. Ao final do processo, a água é devolvida ao meio ambiente dentro dos padrões exigidos pela legislação.
A unidade terá capacidade para tratar 60 litros de esgoto por segundo, e para isso conta com quatro estruturas principais. Na primeira é realizado o tratamento preliminar, onde é medido o volume de esgoto que chega à ETE e também onde são retidos os sólidos maiores/grosseiros, como materiais plásticos.
Na segunda, denominada UASB (Sigla em inglês para Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente - RAFA), são utilizadas bactérias anaeróbias, que vivem sem a presença de oxigênio e ao se alimentarem do esgoto fazem a sua depuração.
A terceira estrutura é um Filtro Biológico, com bactérias aeróbias. Estas requerem oxigênio para se desenvolver e possibilitam um tratamento complementar ao do Reator UASB. Na última etapa do tratamento será realizada a decantação dos flocos formados nos processos anteriores, separando lodo do efluente final que poderá retornar ao ambiente.
(Fonte: Rhayana Cordeiro/Ascom/SES)