Casan inaugura reservatório pulmão em Linha São Paulo para evitar o desabastecimento do município
O governador Luiz Henrique da Silveira, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Valmor Fiametti; e do presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Walmor de Luca; inaugurou ontem, em Linha São Paulo, o Reservatório Pulmão, que vai melhorar significativamente a distribuição do sistema de abastecimento de água do município.
"Antes a população das altas regiões de Concórdia sofria com a falta de água, famílias ficavam até três dias sem água", informou Fiametti. Segundo ele, os constantes problemas de captação nos mananciais superficiais Rio Jacutinga e Rio Suruvi foram determinantes para a Casan construir um grande reservatório de água bruta, melhorando a operacionalização da estação de tratamento. Por isso, o reservatório foi chamado de pulmão.
A companhia investiu R$ 1,2 milhão em recursos próprios na construção do reservatório. A obra começou em 2007 e ficou sob a responsabilidade da empresa Crivelatti. O sistema de abastecimento de água de Concórdia, que agora ganha o reforço do novo reservatório, tem 36 reservatórios com capacidade de 5.980 mil litros, 16.176 metros de adutora de água bruta, 40 metros de adutora de água tratada e 32 estações de recalque de água tratada, além de 240 mil metros de rede de distribuição.
Com a entrada em operação do reservatório, as estações de recalque deixarão de trabalhar nos horários de pico (entre 18 e 22 horas), garantindo assim uma redução de 30% no consumo de energia elétrica. O serviço atende hoje a 14.583 ligações de água, correspondente a uma população de aproximadamente 58 mil habitantes