CIS-Amauc pretende buscar novas especialidades médicas em 2018
Buscar novas especialidades médicas e conveniá-las ao CIS-Amauc, essa é uma das metas para esse ano de 2018 do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amauc. A informação é da presidente do órgão e prefeita de Peritiba, Neusa Maraschini. Os trabalhos nesse sentido devem iniciar a partir do dia primeiro de fevereiro, já que a maioria dos municípios está em processo de troca de gestores da área da saúde, o que deve ser concluído ainda neste mês.
Em entrevista à Rádio Aliança, Neusa faze questão de ressaltar que o município de Concórdia, cidade-sede do consórcio, possui várias especialidades médicas. Porém, nem todas estão conveniadas ao consórcio. "A dificuldade está no interesse dos profissionais em se conveniar (...) pretendemos fazer visitas a esses profissionais e consultórios para tentar despertar o interesse deles em vir para o consórcio", explica.
A presidente do CIS-Amauc, Neusa Maraschini, destaca que as principais carências estão nas áreas de oftalmologia e cardiologia. Para garantir o atendimento à população, os municípios estão levando os pacientes para outros centros, como é o caso de Chapecó, sede do CIS-Amosc. "A gente faz isso para garantir um meio legal de pagar essas consultas. Porém, o gasto é maior", diz a prefeita.