Clima quente no debate entre candidatos a prefeito de Piratuba
O debate entre os candidatos a prefeito de Piratuba começou quente. Elídio Riffel (PSDB) antes de fazer a primeira pergunta do primeiro bloco começou alfinetando: "quero cumprimentar ao meu oponente que trouxe a prefeitura junto, quase todos os secretários estão aqui". Em seguida o questionamento relacionado ao plano de governo da eleição anterior no que diz respeito à habitação popular. "Se fosse feito economia e não jogado dinheiro fora teria condições de comprar terrenos para casas populares", questionou Riffel.
O candidato à reeleição Adélio Spanholi (PMDB) também atirou: "o meu opositor continua o mesmo, ficou seis anos fora de Piratuba e agora quer voltar". E respondeu: "o custo de cada casa popular construída foi de R$ 15.022,00". Em seguida o tema questionado foi educação. Adélio Sapanholi afirma que "na educação fizemos uma verdadeira revolução". O candidato Elídio Riffel rebateu dizendo que "ônibus não educa, colégio não educa, o que precisa é um aperfeiçoamento dos professores".
O candidato Adélio Spanholi destacou as ações que desenvolveu na proteção a mananciais de água, além da abertura de fontes. "Conseguimos construir em Piratuba muitas fontes do estilo caxambú proporcionando maios qualidade de vida à população". Na seqüência a construção da creche municipal mereceu citação do peemedebista. Elídio Riffel pontuou que "eu nunca falei mal dos professores, só penso que deve haver uma maior valorização e especialização".
O candidato tucano questionou os serviços de máquinas prestados. Adélio Spanholi rebateu frisando que as obras da Rua Leoberto Leal e do muro da rodoviária deram condições de atender aos pedidos de solicitação de terra. E alfinetou: "são mais de 80 processos que o senhor entrou no fórum. É um absurdo um batalhão de máquinas fotográficas fotografando as ações da prefeitura".
A saúde não ficou de fora. O candidato Elídio Riffel diz que "vamos atender na unidade mista de saúde em 24 horas", e questionou o atendimento na unidade mista de saúde. Adélio Spanholi rebateu: "se o senhor atender 24 horas na unidade mista vai fechar o hospital". O candidato do PSDB afirma que a unidade mista é uma obra com recursos do governo do Estado. Na réplica o peemedebista diz que os recursos vieram graças ao empenho de um secretário do mesmo partido, o PPS, da secretária estadual da saúde, Carmen Zanotto.
Na agricultura, Adélio Spanholi comenta que houve um aumento de 100% na produção leiteira, um aumento na produção agrícola e questiona o que ainda teria que ser feito. Elídio Riffel falou direcionado aos agicultores e afirma que a agricultura terá total apoio. Na área da diversificação da agricultura o candidato do PSDB disse que "eu quero que o senhor me mostre algo de vulto na área da diversificação da agricultura".
No urbanismo, a pavimentação de ruas também foi debatida. O candidato Elídio Riffel questionou o asfaltamento de uma rua próximo ao balneário. "É uma vergonha aquele asfalto". Adélio Spanholi devolveu: "Na realidade o senhor não sabe fazer asfalto. Aquele asfalto defasado a população não quer mais".
A construção do muro da rodoviária foi o tópico do terceiro bloco. Elídio Riffel questionou "a queda" de parte da obra. Adélio Spanholi culpa o "mal agouro das pessoas que não querem o bem de Piratuba, tachando-os de abutres". E rebateu afirmando que a construção d o muro utilizou o sistema de geogrelha, segundo ele, o que há de mais moderno na atualidade.
O balneário foi o tema seguinte do debate. A arrecadação da companhia foi a interrogação feita por ambos os postulantes. Elídio Riffel afirmou ter arrecadado montante considerável na época em que foi prefeito. Adélio Spanholi respondeu na mesma linha e acrescentou que hoje a arrecadação e os investimentos são maiores.
Ao responder a última pergunta do debate, o candidato Adélio Spanholi diz que "o senhor não tinha um engenheiro na sua época para fiscalizar as obras". E emendou afirmando "que hoje estamos construindo e fazendo obras de ponta". Elídio Riffel rebateu garantindo que "na nossa administração vamos realizar obras em todas as comunidades, obras necessárias". E disparou: "acho que o senhor deve ter uma alergia muito grande quando se fala de muro".
Nas considerações finais o candidato Elídio Riffel questionou uma pesquisa veiculada recentemente em jornal da região . "A melhor pesquisa é a pesquisa das urnas", finalizou.
Adélio Spanholi se despediu dizendo que "é natural o desespero do meu oponente", em razão do resultado da pesquisa citada com índice favorável ao peemedebista.
E assim encerrou mais uma debate com os candidatos a prefeito da AMAUC, Elídio Riffel (PSDB) e Adélio Spanholi (PMDB).
Nesta sexsta-feira (19) os candidatos de Arabutã, Jackson e Mauri Patzlaff, debatem na Rádio Aliança, das 09 às 11hs.