Começa maior eleição da história do País
Desde às 8h de hoje (1/10), eleitores de todo o Brasil estão se dirigindo às urnas para participar daquela que promete ser a maior eleição da história do País. Serão 125,9 milhões de eleitores comparecendo a mais de 91 mil locais de votação para eleger candidatos aos 1.627 cargos em disputa.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promete começar a divulgar os boletins regulares com a apuração dos votos das eleições a partir das 19h deste domingo. A apuração será transmitida em tempo real pelo Terra. A expectativa é que até a 0h mais de 90% dos votos para os cargos majoritários já estejam totalizados.
Fuso horário
Por diferença de fuso horário, as eleições começarão mais tarde (em relação ao restante do Brasil) nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, além do leste do Pará e grande parte do Amazonas. Como estes locais estão uma hora atrasados em relação à hora oficial do País, as votações serão iniciadas às 9h de Brasília (8h local).
No Acre e sudeste do Amazonas, atrasados duas horas em relação à hora oficial, as eleições começam às 10h de Brasília.
Os números divulgados pelo TSE não deixam dúvida. São 5.658 municípios com eleitores aptos a votar. Serão 380,9 mil urnas eletrônicas, sendo que outras 51,6 estarão na reserva para reposição em caso de problemas técnicos. Também estarão servindo à Justiça Eleitoral mais de 1,5 milhão de mesários em todo o território nacional.
Este ano a Justiça Eleitoral vai investir R$ 600 milhões nos dois turnos das eleições. Segundo o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Athayde Fontoura Filho, para otimizar o trabalho, desta vez, o número de eleitores por seção será menor.