Concórdia registrou 38 óbitos em 2008 por problemas respiratórios, segundo os dados do SUS
O secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Valmor Fiametti, garante que a rede estadual de ensino irá manter as aulas normais nas próximas. A determinação é da Secretaria Estadual da Educação em Florianópolos. Segundo Fiametti, não há motivos para a suspensão das aulas e os pais podem ficar tranquilos que em caso de aluno com gripe os professores estão orientados a encaminhar para atendimento médico.
Mortes por problemas respiratórios
O secretário de Desenvolvimento Regional, Valmor Fiametti, apresenta números da gripe convencional e óbitos de 2008 provocados por problemas respiratórios em Concórdia. De acordo com os números do Sistema Único de Saúde, em 2008 Concórdia teve 38 mortes por doenças do aparelho respiratório. Foram 12 casos de pneumonia; 19 de doenças crônicas das vias aéreas inferiores, um caso de asma também foi registrado e sete mortes por diversas doenças relacionadas aos sistema respiratório.
O Ministério da Saúde ainda contabiliza de janeiro de 2008 a maio desse ano, 839 internações em Concórdia por problemas do aparelho respiratório. Os casos de pneumonia lideram as internações no Hospital São Francisco, seguido ainda da bronquite e asma. No Alto Uruguai Catarinese, os números são ainda mais representativos. Foram 1775 internações em 2008 e 549 em 2009. O maior número de casos das internações é devido a pneumonia, segundo o relatório do Sistema Único de Saúde.