Concórdia terá Central de Triagem para atender pacientes com suspeita de gripe
Concórdia contará a partir das próximas horas com um Centro de Triagem, que deverá ser instalado no Pavilhão Cinquentenário da Igreja Matriz. O local irá atender pacientes com suspeita de gripe, sendo que os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital São Francisco.
A definição ocorreu nesta quarta-feira, dia 5, durante reunião entre a diretora-adjunta da Secretaria Estadual da Saúde, Carmen Zanoto, prefeitos da região e corpo clínico do Hospital São Francisco. Três mortes foram confirmadas em Concórdia, sendo dois óbitos pela influenza A. "Os pacientes com sindrome respiratório irão procurar o Centro de Triagem e não o Pronto Socorro", explica. Dessa forma, a intenção é desafogar os atendimentos e evitar longas horas de espera nas filas.
A Secretaria Estadual da Saúde, ainda garantiu cinco respiradores para atendimento de pacientes com insuficiência respiratória aguda. "Um equipamento já está em Concórdia e mais quatro devem chegar nas próximas horas", revela. Carmem afirma que os aparelhos serão utilizados por pacientes com insuficência respiratória aguda. Sobre a possibilidade de suspender as cirurgias eletivas, Carmem afirma que a situação permanece indefinida e todos os dias o corpo clinico do HSF irá analisar os casos.
A Secretária Maria Luiza Marcon, afirma que ainda está definindo o horário de atendimento da Central de Triagem no Pavilhão Cinquentenário. A previsão é iniciar o funcionamento a partir da próxima semana. Maria Luiza explica que ainda irá discutir a situação com o prefeito João Girardi e os médicos da rede municipal de saúde - que serão os responsáveis pelos atendimentos. A secretária afirma que somente os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital São Francisco.
Atendimentos regionais.
Os atendimentos para pacientes com suspeita da nova gripe em municípios da região serão feitos pela equipe do SAMU. Somente os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital São Francisco. A medida também tem o objetivo de reduzir o fluxo de pacientes e evitar a espera nas filas. O transporte dos pacientes também será feito pelas equipes do SAMU, segundo definião da reunião.