Nuvem
Antigas

Cooper Central Aurora fecha frigorífico em Joaçaba mas não deve reduzir a produção de carne suína

Data 03/04/2009 às 08:00
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

O Conselho de Administração da Cooper Central Aurora anunciou ontem (2/4), que irá paralisar temporariamente as atividades da unidade frigorífica de Joaçaba, a partir de segunda-feira (6/4). Em Segundo o presidente Mario Lanznaster, a unidade trabalha específicamente com abates. "Não é viável, manter uma unidade só para abates, no momento de dificuldades que estão enfrentando", afirma ele.

Lanznaster alega que a decisão resultou da prolongada queda das exportações catarinenses de carne suína e a insuficiência de água para suprimento da indústria. " Desde sua inauguração, em 2002, aguarda investimentos pactuados com o Estado e o Município para a construção de sistema de captação de água bruta e destinação de efluentes, enquanto a unidade estiver parada, o governo e o município devem resolver o problema da falta de recurso", explica.

Com a paralisação, a Aurora deve economizar mais de R$ 7 milhões neste ano. " Não há como impedir que pelo menos, 200 funcionários sejam demitidos, apenas 10 trabalhadores serão aproveitados em outras unidades", esclarece.

Lanznaster garante que os produtores de suínos integrados, não serão prejudicados com o fechamento da unidade. "O produtor pode ficar tranquilo, que a produção da Aurora não vai reduzir, nós apenas vamos encamihar os animais para abate na unidade de Chapecó". 

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp