Copérdia lança projeto que promete minimizar os problemas de agricultores na próxima estiagem
O projeto é de implantação de cisternas, visa a solução dos problemas decorrentes da escassez de água nas propriedades e a continuidade do processo de produção sem a interrupção, viabilizando os recursos do programa "Revitalizar", oriundos do Pronaf, com subsídio dos juros por parte do Governo do Estado.
Conforme o idealizador do projeto na Copérdia, Brás Conte, por enquanto o sistema estabelece o uso da água das cisternas para o consumo animal e para a higienização das instalações, bem como para irrigação de plantações. Para implantar o projeto, o produtor precisa identificar o consumo de água na propriedade.
O projeto conta com o serviço de empresas parceiras, responsáveis pela instalação dos reservatórios e que dão garantia de todos os produtos e serviços oferecidos ao produtor. Quanto aos custos, a Copérdia estabeleceu uma tabela conforme o tamanho e capacidade das cisternas. As linhas de créditos disponíveis para a implantação do sistema são através do Pronaf e podem ser realizadas através do Banco do Brasil ou do Sicoob/Crediauc.