Nuvem
Antigas

Delegado reconhece o aumento do número de furtos, mas afirma que faltam policiais para investigação

Data 23/10/2009 às 07:50
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A Delegacia da Comarca recebe em média, por dia, cinco registros de furto em veículos e residências de Concórdia. Desde o início do ano, o número de ocorrências relacionados a esse tipo de crime tem aumentado sensivelmente, segundo o delegado da comarca, Glademir Langa. Ele afirma que o crime de furto é "incontrolável" e o produto ilegal é utilizado como moeda de troca, principalmente pelo crack.

Segundo levantamentos da Polícia Civil, os bairros Vista Alegre, Vila União e Bom Pastor estão entre os mais violentos e com casos mais evidentes de tráfico de drogas. Langa afirma que os ladrões aproveitam as dificuldades da polícia para agir. "Não temos como investigar", reitera. O delegado afirma que são apenas três investigador trabalhando da Delegacia da Comarca, quando seriam necessários no mínimo mais seis profissionais para atender a demanda de Concórdia e ampliar os trabalhos visando prender os traficantes de drogas.

Conforme o delegado, os arrombamentos em residências e carros são os mais comuns e computadores portáteis, eletrônicos e aparelhos de CD e DVS de veículos são os mais procurados pelos ladrões. Langa informa que a população precisa ficara atenta e não deixar nenhum objeto de valor visível, podendo facilitar a ação dos ladrões. Os veículos também são facilmente alvo dos bandidos, por ficarem estacionado em locais inseguros e escuros.

Estudo feito pela Polícia Civil aponta que o crack é a droga mais consumida em Concórdia pelos usuários. A maconha e a cocaína também são comercializadas, porém em escala menor. O crack causa dependência e age sobre o sistema nervoso central podendo provocar a morte. Segundo os especialistas o crack causa euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima.

Ladrões desafiam a lei

De acordo com o delegado, muitos furtos são feitos por menores. Nesses casos, o Conselho Tutelar precisa ser acionado para tomar as medidas necessárias. Langa enfatiza também que para ser encaminhado ao Presídio Regional de Concórdia é necessário que o ladrão seja preso por várias vezes. Em muitos casos, eles conseguem responder o processo em liberdade por se um crime de menor poder ofensivo.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp